Ícone do site Sauderia Tudo Mais

Entenda o que acontece com o corpo e a saúde de quem para de fumar

Entenda o que acontece com o corpo e a saúde de quem para de fumar

O tabagismo é um hábito que traz diversas consequências negativas para a saúde – muitas delas já conhecidas pela maior parte das pessoas. Felizmente, de acordo com o Vigitel 2021, a quantidade de fumantes no Brasil vem diminuindo. Atualmente, eles são apenas 9,1% da população com 18 anos ou mais, sendo um vício mais predominante entre os homens.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tabagismo está relacionado com muitos tipos de câncer e causa em torno de 90% dos óbitos por câncer de pulmão. Não é à toa que muitos fumantes tentam deixar o cigarro para trás, mas o que acontece com o corpo quando um fumante para de fumar?

Efeitos no corpo após abandonar o cigarro

Ainda segundo o INCA, os efeitos de abandonar o tabagismo podem ser sentidos apenas 20 minutos após tragar o último cigarro, que é quando a pressão sanguínea e a pulsação retornam ao normal. Duas horas depois, a quantidade de nicotina circulando é zero. Passadas oito horas, a oxigenação fica normal e, após 12 a 24 horas, os pulmões já começam a funcionar melhor.

Conforme o tempo passa, com apenas dois dias de abstinência, o olfato e o paladar melhoram e, com 3 semanas, a respiração fica mais fácil. Depois de um ano, as chances de vir a óbito por causa de um infarto diminuem pela metade até que, quando se completam 10 anos, esse risco torna-se igual ao das pessoas que nunca fumaram.

O médico Dayan Siebra explica que, em alguns casos, fumantes que buscam parar de fumar trocam um vício por outro, como comer em excesso, por exemplo. “Fumar é um vício e um hábito, que pode ser engatilhado por diversas situações. Por isso, é importante identificar quais são os gatilhos que levam à vontade de fumar e começar a fazer pequenas mudanças na rotina”, sugere.

Outras vantagens de largar o vício

Conforme explica a nutricionista Denise Pompermayer, parar de fumar também previne o envelhecimento precoce, pois o tabagismo atrapalha a produção de colágeno e até a cicatrização de ferimentos. De acordo com ela, quem para de fumar:

Ganho de peso após parar de fumar

Denise elucida que, embora exista uma crença comum de que parar de fumar pode engordar, isso não é uma regra. “Estudos apontam que quatro em cada cinco pessoas que param de fumar sentem efeito na balança, mas é possível parar de fumar e controlar o peso – o que pode requerer algum tempo e esforço.”

A especialista afirma que o olfato e paladar costumam ficar mais aguçados quando o hábito de fumar é interrompido, podendo aumentar a sensação de prazer ao se alimentar. Além disso, pode haver aumento de apetite, devido a maior produção de serotonina e dopamina, que antes estavam suprimidas por causa do vício.

A nutricionista orienta alimentar-se com frequência para ajudar a acelerar o metabolismo, incluindo pequenos lanches no meio da manhã e tarde com:

Ela também recomenda ingerir alimentos que podem auxiliar na produção de serotonina, como:

Como conseguir parar de fumar?

O Dr. Dayan dá algumas dicas para quem quer deixar o vício do cigarro para trás:

A nutricionista Denise finaliza com mais alguns alertas. “Os fumantes absorvem 30% menos vitamina C do que os não fumantes. Logo, essa vitamina precisa ser reposta. É possível fazer isso de forma natural, comendo frutas como limão, laranja, abacaxi, goiaba e outras frutas ricas em vitamina C.

O consumo de fibras auxilia no funcionamento do intestino. Por isso, priorize pães integrais, legumes, verduras folhosas, cereais integrais e frutas. A água, além de ser importante para todo o funcionamento do organismo, pode ajudar a diminuir a vontade de fumar”.

COMPARTILHE VOCÊ TAMBÉM:
Sair da versão mobile