Deficiência de iodo: quais as consequências e como tratar

Deficiência de iodo
Deficiência de iodo

Além de ser uma das causas do hipotireoidismo, a falta de iodo pode trazer outros problemas para o organismo. Confira o que dizem os profissionais de saúde sobre o tema.

O iodo é responsável por sintetizar os hormônios tireoidianos – aqueles que são produzidos pela tireoide, uma glândula que fica na região frontal do pescoço. Esses hormônios são a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Conforme explica a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), eles atuam no crescimento físico e neurológico e promovem a manutenção do fluxo de energia (metabolismo e calor do corpo), além de exercerem um relevante papel no funcionamento de órgãos vitais, como coração, fígado, rins, ovários etc.

Segundo o Ministério da Saúde, desde a década de 1950, a adição de iodo em todo o sal destinado ao consumo humano é obrigatória. A medida fez com que a porcentagem da população do Brasil com Distúrbio por Deficiência de Iodo (DDI) caísse de 20,7% em 1955 para 1,4% em 2000.

Apesar disso, o hipotireoidismo – doença causada pela desregulação na produção de T3 e T4, que pode ser tratada com consumo de iodo – ainda afeta 10% das mulheres brasileiras, segundo a pesquisa Hipotireoidismo em Foco, encomendada pela farmacêutica Sanofi e realizada pelo Instituto Minds4Health. A estimativa é de que a doença afete em torno de 4,7 milhões de pessoas no País, ainda não diagnosticadas.

O que é o iodo?

Para ajudar a responder essa pergunta, a nutricionista Maria Eduarda Machado elucida que “o iodo é um elemento químico e um micronutriente, ou seja, ele não é produzido pelo corpo e precisa ser ingerido para que sua necessidade seja suprida”.

De acordo com Maria Eduarda, “o iodo é utilizado em especial pela tireoide para produção de hormônios tireoidianos. Sem a quantidade de iodo necessária, haverá impactos nessa produção, trazendo danos para a saúde”.

Dr. Ítalo Rachid afirma que a falta de iodo pode causar nódulos e cistos na tireoide, mamas e próstata, porque são tecidos que necessitam de grandes quantidades do nutriente. “O iodo é um halogênio, assim como o cloro, o bromo e o flúor. Todos esses elementos penetram no corpo pelo mesmo sistema transportador das células. O que acontece é que, como temos muito mais contato com outros halogênios do que com o iodo – por exemplo, com cloro na água, com flúor na pasta de dente, com bromo em diversos alimentos – acabamos sofrendo uma intoxicação por halogênios, o que prejudica a captação de iodo”.  

Os principais sintomas da falta de iodo são:

  • Hipotireoidismo – causa fraqueza, desânimo, intolerância ao frio, ganho de peso, aumento do tamanho da tireoide, voz rouca, ressecamento da pele, entre outros sintomas;
  • Aumento do tamanho da tireoide (Bócio);
  • Mau desenvolvimento físico e neurológico em crianças;
  • Infertilidade.

Iodofobia médica

Para o Dr. Lair Ribeiro, médico cardiologista e nutrólogo, existe uma “iodofobia médica”, que consiste em um medo comum entre os médicos de causar lesões na tireoide ao promoverem a ingestão de iodo.

“Quando damos iodo aos pacientes, fazemos uma desintoxicação do corpo. Esse detox pode causar lesões e sintomas parecidos com alergias, mas que são, na verdade, as toxinas sendo eliminadas. Depois desse momento inicial, que se assemelha a uma piora, a pessoa começa a melhorar. Como muitos médicos não sabem disso, existe um medo por parte deles em trabalhar com o iodo. Contudo, os benefícios de dar iodo aos pacientes são muitos, e a iodofobia médica é pura ignorância”, explica.

Onde o iodo pode ser encontrado?

“Alimentos de origem marinha, como peixes de água salgada e ostras, podem ser utilizados como fonte de iodo. Ele também está presente em vegetais que foram plantados em solos ricos em iodo e alimentos fortificados, como o sal iodado”, pontua Maria Eduarda.

Alguns peixes de água salgada:

  • Badejo
  • Anchova
  • Linguado
  • Pescada
  • Salmão
  • Atum
  • Bacalhau

Outros alimentos ricos em iodo:

  • Alga nori
  • Queijo parmesão
  • Queijo ricota
  • Camarão
  • Couve-flor
COMPARTILHE VOCÊ TAMBÉM:
Pesquisar
Últimos artigos
Categorias

Receba nossos conteúdos de graça, direto em seu e-mail

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação.