Saúderia: o que é e como pode melhorar a sua qualidade de vida

Saúderia é uma farmácia que combina serviços de saúde em um único local, desde o atendimento por profissionais de saúde até a escolha de produtos saudáveis.
Saúderia: o que é e como pode melhorar a sua qualidade de vida
Saúderia: o que é e como pode melhorar a sua qualidade de vida

No Brasil, cuidar da saúde nem sempre é fácil. Na verdade, para muita gente é até muito difícil, principalmente para quem depende exclusivamente do sistema público de saúde, o SUS. Cerca de 72% da população brasileira não tem plano de saúde e depende do SUS para se cuidar. Desses 72%, segundo o IBGE, 46% procuram a unidade básica de saúde, 14% buscam a UPA, o pronto-socorro ou a emergência e 14%, a policlínica, o PAM e o ambulatório público.

Apesar de tantas pessoas precisarem do SUS, o acesso ao atendimento público, gratuito e de qualidade é precário em muitas cidades. Você consegue médico com facilidade e agilidade nas imediações da sua casa? Acredite: hoje em dia até quem tem plano privado enfrenta dificuldades. E como não é possível atender a todo mundo, é necessário encontrar outros caminhos.

Assine nossa newsletter para receber conteúdos como este!

Por que as pessoas buscam atendimento de saúde?

Que motivos levam você a procurar o posto médico perto da sua casa? Vários, não é mesmo?! No entanto, muitos deles são motivos simples, de baixa complexidade, como espirro e congestão nasal, dor lombar, dor de garganta, dismenorreia – dor pélvica que surge no primeiro dia do período menstrual –, febre, dor de cabeça, azia e má digestão, queimadura solar, constipação, hemorroidas, diarreia e tosse. Essas são enfermidades agudas de baixa gravidade, que passam logo e não trazem danos para o paciente.

A boa notícia é que você não depende apenas de uma clínica ou um médico para tratar muitos desses problemas. Eles podem ser identificados e tratados por um farmacêutico clínico por meio da consulta e da prescrição farmacêutica – ou receita farmacêutica.

O farmacêutico pode assinar uma receita como um médico faz? Pode sim, mas apenas para um grupo específico de medicamentos, como fitoterápicos, analgésicos, cremes dermatológicos, expectorantes, laxantes, antiácidos, antialérgicos, entre outros. O governo atualiza periodicamente a lista de produtos que o farmacêutico pode prescrever.

Além disso, o farmacêutico pode fazer muito mais, como orientar sobre alimentação e suplementação, dar dicas para manter uma boa qualidade vida, explicar sobre uso correto de medicamentos e interações medicamentosas, aferir a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, realizar vários testes, como o de Covid-19, e ainda avaliar o seu sono, nível de estresse e muito mais.

Mas o que a Saúderia tem a ver com isso?

A Saúderia é uma farmácia diferente, que combina vários serviços de saúde em um único estabelecimento, desde o atendimento cuidadoso por profissionais da área da saúde até a escolha de produtos mais saudáveis.

Segundo Raphael Araújo, farmacêutico da Saúderia Tudo Mais, “a Saúderia é o resgate de uma farmácia onde as pessoas são tratadas com respeito, amor e ética, onde os farmacêuticos estão comprometidos com a saúde da sociedade e onde as pessoas se sentem cuidadas de verdade”, explica.

O objetivo da Saúderia é garantir uma assistência única por meio da saúde consciente. Sendo assim, essa farmácia está preocupada em levar mais saúde às pessoas não apenas pelo tratamento da doença já instalada, mas também oferecendo orientações sobre prevenção, alimentação saudável e qualidade de vida.

Na Saúderia, o farmacêutico é o astro principal. Ele está envolvido em todas as etapas do atendimento: na hora de receber a receita no balcão; no laboratório, manipulando medicamentos; no consultório, fazendo avaliação de saúde, aplicando injeções e vacinas e fazendo testes rápidos.

“Um dos principais diferenciais da Saúderia é que o atendimento é feito somente por farmacêuticos capacitados para tirar todas as dúvidas e fazer a indicação de medicamentos, suplementos, vitaminas e exames, com total respaldo técnico. Tudo isso aliado com tecnologia de ponta durante o processo de atendimento”, explica o farmacêutico Raphael.

O que você encontra na Saúderia?

Além de tudo o que uma farmácia tradicional oferece, na Saúderia você encontra serviços de saúde e profissionais farmacêuticos treinados para prestar atendimento clínico e orientar sobre prevenção a doenças.

São oferecidos serviços básicos, como aferição de pressão arterial, medição dos níveis de glicose no sangue e aplicação de injetáveis. Mas a Saúderia vai além disso e também oferta serviços de saúde mais complexos, como acompanhamento do tratamento proposto pelo médico, avaliação das reações adversas dos medicamentos, aplicação de vacinas, avaliação da qualidade do sono e do nível do estresse, entre outros.

Muitos testes rápidos para checar a sua saúde também estão disponíveis na Saúderia, entre eles, perfil lipídico, glicemia, Covid-19, gravidez, dengue, zika, entre outros. E esses testes são tão eficazes quanto aqueles que você faz num laboratório convencional.

Além dos medicamentos tradicionais, a Saúderia oferece o medicamento personalizado, manipulado para as necessidades específicas do paciente, que também pode contar com suplementos, alimentos funcionais e vitaminas para ter ainda mais saúde.

Prevenir ainda é o melhor remédio

A Saúderia acredita que educar o cliente por meio da prevenção pode impactar diretamente no aumento da qualidade de vida da população. Você precisa conhecer o que come, consumir de forma consciente, fazer uso responsável do medicamento – se e quando necessitar – e buscar ajuda de um profissional de saúde quando a situação estiver fora da sua compreensão.

Para a farmacêutica e geriatra Ana Lucia Caldas, a prevenção é a maior contribuição que os farmacêuticos podem dar, principalmente por aqueles que atuam nas salas de saúde. Segundo ela, o contato diário do farmacêutico com os clientes da farmácia facilita a abordagem, o convite para uma consulta farmacêutica e a realização de um serviço de saúde, como aferição dos níveis de glicemia, por exemplo.

“São oportunidades de orientar sobre fatores de risco que podem ser modificados, como hábitos de vida, alimentação, atividade física, tabagismo. Podemos conscientizar para que as pessoas mudem esses hábitos e evitem que a doença se instale”, defende Ana Lucia.

Envie este artigo para aquele parente ou amigo que precisa saber disso!

COMPARTILHE VOCÊ TAMBÉM:
Pesquisar
Últimos artigos
Categorias

Receba nossos conteúdos de graça, direto em seu e-mail

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação.