Você já se perguntou qual o seu ikigai? Já parou para pensar sobre o seu propósito de vida? Por que se levanta da cama todos os dias? Se ainda não fez isso, calma. A maioria de nós nem nunca ouviu falar ou parou para pensar sobre o que nos motiva diariamente. Muito menos imagina que conhecer o propósito interfere diretamente na qualidade de vida.
Em Okinawa, no sul do Japão, os japoneses sabem muito bem responder à pergunta “por que você levanta da cama todos os dias?”. O termo que eles utilizam para isso é ikigai, que, na tradução para o português, significa “motivação que te faz levantar da cama todas as manhãs”.
Estudos indicam que pessoas conscientes de seu ikigai, ou seja, de seu propósito de vida são mais felizes. E não apenas felizes, elas vivem mais e melhor. Em Okinawa, a taxa de longevidade é a maior do mundo: 20% dos moradores das ilhas chegam aos 100 anos de idade.
Eles também apresentam menor histórico de doenças crônicas como câncer, patologias cardíacas e enfermidades inflamatórias. Nas mulheres, a menopausa é suave, e o sangue tem menos radicais livres, moléculas que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. Além de tudo isso, Okinawa tem o índice mais baixo de demência em comparação com a média da população mundial.
Como encontrar o seu IKIGAI?
Você não mora em Okinawa, mas pode descobrir seu ikigai aqui mesmo, na sua cidade, no seu bairro, entre as pessoas que você ama. A filosofia ikigai vem ajudando milhares de pessoas a ressignificarem suas vidas, conseguindo assim encontrar mais sentido e propósito para seus trabalhos e relacionamentos.
Segundo Marcelo Alves, head de Gente e Cultura da Saúderia Tudo Mais, a descoberta do propósito pode se dar de diversas formas. A mais comum acontece como uma espécie de chamado. “A pessoa tem uma certeza inabalável sobre o que quer e o que sente em relação à determinada atividade da sua vida. Também existem técnicas de autoconhecimento para provocar essa certeza e uma delas é usar a mandala ikigai”, explica.
A mandala ikigai vendo sendo aplicada pelo Ikigai Brasil para ajudar pessoas e empresas a descobrirem seus propósitos. Organizações como Ambev, Bradesco, Itaú, SBT, VIVO, entre outras já fizeram suas mandalas e chegaram a seu ikigai.
Mandala Ikigai
De acordo com Eduardo Almeida, CEO do Ikigai Brasil, para descobrir qual o seu propósito, você deve refletir profundamente e responder a quatro perguntas referentes a quatro dimensões da vida – paixão, profissão, talento e missão. São elas: o que amo fazer, o que faço bem-feito, o que ganho para fazer e o que faz bem ao mundo. O seu ikigai é a intersecção dessas quatro dimensões.
O que você ama fazer?
Relacione as dez coisas que você gostaria de fazer na sua vida. Dessas dez, escolha três que você faria sem dinheiro envolvido. Nesse ponto da reflexão, estamos falando de paixões e interesses que nos deixam verdadeiramente empolgados, animados: viajar, aprender coisas novas, caminhar ao ar livre, provar comidas diferentes.
O que você faz bem-feito?
Essa pergunta está relacionada à excelência, àquilo que você faz bem-feito, à sua vocação. Pelo que e por que as pessoas reconhecem você? Quais são seus talentos? Solte a sua imaginação e liste tudo o que vier à cabeça: cozinhar, escrever, construir, projetar, cuidar de pessoas.
O que você ganha para fazer?
Nesse ponto, entenda quais atividades amadas e bem-feitas você poderia ser pago para realizar, unindo as duas primeiras perguntas. É o momento de avaliar a escolha de uma nova profissão ou a criação de um negócio que esteja em sintonia com o que você ama fazer e, ao mesmo tempo, tem competência para fazer. Se gosta de cozinhar e sabe fazer isso muito bem, por que não montar um buffet?
O que faz bem ao mundo?
Por fim, reflita sobre o que você acha que o mundo precisa para ser melhor e que diferença você faz na vida das pessoas com o seu trabalho ou com sua atividade principal. O mundo realmente precisa do que você faz?
O ponto de intersecção entre essas quatro respostas, como você pode ver no diagrama, é o seu ikigai, é o que te motiva a levantar da cama todos os dias apesar das adversidades da vida, da rotina desgastante, da falta de dinheiro para fazer o que você gosta, da ausência de pessoas que você ama, e assim por diante. Apesar das faltas, você segue em frente porque tem um propósito.
Para o terapeuta Rafael Bauth, a reflexão sobre essas questões pode ser consolidada com a seguinte frase: Eu ajudo [GRUPO DE PESSOAS] a [TRANSFORMAÇÃO] por meio de [ATIVIDADE]. Aplique a um exemplo real: Eu ajudo noivas e noivos a promoverem um delicioso jantar de casamento por meio da minha gastronomia e do meu buffet. Mas é apenas um exemplo. Você deve construir a sua frase!
Em busca do autoconhecimento
Para Eduardo Almeida, é necessário autoconhecimento para responder a essas perguntas e encontrar realização naquilo que se faz ou com o que se trabalha. Portanto, o ikigai acontece quando você descobre a que causa está servindo.
“Descobrir o seu ikigai não significa romper com as coisas que você faz, mas encontrar sentido para elas, entendendo profundamente o que te motiva. Ikigai é equilíbrio entre o material e o existencial”, diz Eduardo, do Ikigai Brasil.
Não há uma idade certa para você descobrir o seu ikigai. Em qualquer idade, você pode encontrar o seu propósito e ter uma vida mais plena e realizada. Em alguns casos, uma perda, um trauma ou uma mudança radical de vida acabam levando a pessoa a se deparar com seu ikigai sem ao menos saber que se trata de seu propósito de vida.
“Interessante observar que o propósito é algo vivo, que se ajusta à evolução do indivíduo. No entanto, existe um propósito base que é muito parecido entre todas as pessoas”, destaca Marcelo.
Três tipos de propósito
Segundo Marcelo, existem três tipos de propósito. O mais comum é o propósito do TER. Ele está ligado a metas de conquista material, por isso está mais relacionado ao lado profissional de uma pessoa.
Também existe o propósito do SER, relacionado a uma percepção ontológica. De onde vim? Por que existo? Qual meu papel nesse mundo? Esse normalmente se apresenta em fases mais avançadas da vida ou diante da morte, quando alguém tem uma doença terminal, por exemplo.
Por fim, o propósito do FAZER, considerado o mais importante de todos, pois o indivíduo está ativamente tentando e buscando entender o SER. “Você pode viver seu propósito profissionalmente ou fazê-lo se cumprir fora do trabalho, mas o melhor dos mundos é quando conseguimos aliar as duas coisas”, destaca Marcelo.
Qual o ikigai da Saúderia Tudo Mais?
O propósito é a razão para uma empresa funcionar, definindo sua marca e cultura organizacional. Segundo o especialista em Liderança Simon Sinek, escritor e palestrante, as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz”. Para ele, comunicar o propósito ativa uma área do cérebro ligada a decisões e influencia o comportamento humano.
Uma empresa com propósito cresce muito mais do que aquela que desconhece o seu ikigai. Internamente, os colaboradores são mais motivados e entregam resultados com mais qualidade, pois trabalham com a mente e o coração.
O propósito da Saúderia Tudo Mais é democratizar a saúde preventiva.
A farmácia, por anos, esteve do lado oposto da prevenção. A ideia da Saúderia é dar acesso a uma vida mais saudável aos seus clientes, reduzindo o surgimento de doenças que podem ser evitadas por meio da prevenção. É dessa maneira que conseguimos democratizar a saúde preventiva.
E é por conhecer o propósito dela que a Saúderia Tudo Mais oferece o que há de mais inovador no mercado de farmácias e drogarias.
Agora, você também já pode ir em busca do seu propósito de vida.