Médicos e cabeleireiros dão dicas simples, mas muito eficazes para tratar e prevenir a queda de cabelo em casa.
Seja no banho, seja na hora de pentear – ou até mesmo em outros momentos do dia – perceber que o cabelo está caindo pode afetar bastante a autoestima de quem enfrenta esse problema. Mas você sabia que, além da questão estética, a queda de cabelo pode ser um importante alerta sobre a sua saúde? A Dra. Glaucia Antonioli, médica dermatologista, afirma que as causas podem ser diversas.
“Os cabelos podem cair devido a doenças como alopécia, lúpus, eflúvio anágeno, líquen plano pilar, foliculite dissecante ou abcedante, entre outras. Na maior parte dos casos, é necessário realizar exames antes de usar medicamentos, xampus e tônicos. Em casos de queda intensa ao puxar ou pentear o cabelo, falhas no couro cabeludo, coceira, dor e descamação da pele, é imprescindível fazer uma avaliação com um médico dermatologista para determinar a causa do problema e iniciar um tratamento”, explica Glaucia.
Segunda a especialista, deve-se evitar fontes de calor, ou seja, nada de lavar os cabelos com água muito quente ou usar o secador muito próximo do couro cabeludo e dos fios. Glaucia também alerta para o uso combinado de químicas, como alisamento e descoloração feitos próximos um do outro, e recomenda manter a higiene frequente do couro cabeludo.
Tratamentos naturais e de salão
De acordo com Vanessa Lemos, cabeleireira especialista em Saúde Capilar e Terapia Capilar Integrativa, é possível combinar técnicas de salão com receitas naturais para combater a queda. “Podemos usar óleos vegetais e essenciais, além de aparelhos de alta frequência, vapor de ozônio, luzes LED e laser (fototerapia), vácuo terapia e, em alguns casos, microagulhamento. Também recomendo trabalhar o lado emocional e a qualidade do sono”, acrescenta.
Ela indica uma receita caseira que pode auxiliar em alguns casos:
- 10ml de óleo de abacate (100% natural);
- 3 gotas de óleo essencial de lavanda francesa;
- 1 gota de óleo essencial de alecrim (exceto pessoas hipertensas).
“Depois de fazer a mistura, aplique em torno de 20 minutos antes de lavar o cabelo, massageando. Em seguida, lavar o cabelo normalmente”, ensina Vanessa.
Jeito certo de lavar e secar o cabelo
Dr. Lucas Fustinoni, médico especialista em Saúde dos Cabelos e Barba, elucida que, ao contrário do que muitos pensam, todo o cabelo que cai durante o banho não tem sua queda provocada pela lavagem.
“Na verdade, os fios que caem quando lavamos a cabeça são aqueles que já iriam cair de qualquer forma. Por isso, não adianta diminuir a higiene para tentar evitar a queda. Recomendo lavar o cabelo com água fria ou morna na frequência em que o couro cabeludo fique sempre limpo”, explica.
Além disso, sugere cuidado para não esfregar os cabelos com muita força e usar produtos próprios para cada tipo de cabelo. “Ao sair do banho, sempre seque os fios com secador, evitando jatos contínuos e mantendo uma distância de, no mínimo, 10 cm da raiz – lembrando que o jato deve ser direcionado no mesmo sentido do cabelo, para fechar as cutículas capilares”, acrescenta Dr. Lucas.
Alerta: tratamento medicamentoso e gravidez
Dra. Glaucia faz um aviso importante: “o tratamento medicamentoso para queda de cabelo em homens e mulheres costuma ser o mesmo, mas precisamos ter um cuidado específico com as mulheres, já que elas não podem engravidar enquanto estiverem tomando os medicamentos. Por isso, associamos anticoncepcional. Se a paciente estiver tentando engravidar, esperamos para tratar depois”, finaliza.